Nesta quinta-feira (21/03) é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data reforça a importância da inclusão de pessoas especiais no convívio social, além do respeito às diferenças.

Na cidade de Quixaba, no Sertão do Pajeú, em Pernambuco, a Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Solidônio Pereira de Carvalho conta com uma sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

O equipamento é gerido pela professora, Edvalda Alves Pereira, conhecida como Valdinha. Ela é graduada em pedagogia, tem especialização em pscicopedagogia institucional, clínica e hospitalar, e é especialista em deficiência e neuropsicopedagogia.

Na sala, Edvalda Alves atua com a profissional de apoio pedagógico, Maria Bernadete França Ferreira, que também é graduada em pedagogia e tem especialização em piscopedagogia, AEE e neuropsicopedagogia.

Neste Dia Internacional da Síndrome de Down, Edvalda Alves destaca a importância da data e a conquista da sala AEE, instalada na EREM Solidônio Pereira de Carvalho, que oferece serviços especializados de apoio à sala comum.

“Atendemos alunos com deficiências, espectro autista, altas habilidades e superdotação, a partir de formas de trabalho adequadas para cada caso”, explica a educadora.

A explanação de Edvalda Alves leva a uma reflexão sobre a necessidade do debate constante sobre a Síndrome de Down e do papel de cada pessoa.

“O acesso à educação é um direito de todos e considera o indivíduo na sua singularidade, levando em conta suas habilidades e especificidades, respeitando suas limitações”, conclui a professora.

MIO TELECOM
CONSULTORA MARTA ALVES

Telefone/WhatsApp:

(83) 9 9869-0840

Exatus

 

WhatsApp: (83) 9 9802-6460