Na cidade de Tavares, no Sertão da Paraíba, católicos acompanharam a Procissão do Silêncio, realizada pela Paróquia de São Miguel Arcanjo. Vestidos e vestidas de roupas de cor preta, homens e mulheres saíram da Igreja por volta do meio-dia da Sexta-Feira Santa e seguiram pela Rua Manoel Lima, retornando à Matriz pela mesma via pública.

Segundo a tradição católica, a Procissão do Silêncio é uma forma de respeito e lembrar o caminho percorrido por Jesus Cristo desde sua prisão no Jardim das Oliveiras até a crucificação.

Em Tavares, no cortejo, homens carregaram à frente uma Cruz, que manifesta a fé em Jesus, e as mulheres levaram à imagem de Nossa Senhora das Dores. O padre, Fábio de Abreu Lima, pároco do município, participou da Procissão.

OFÍCIO DA AGONIA – Antes da Procissão do Silêncio, na Igreja foi rezado o Ofício da Agonia para memorar a crucifixão e os últimos momentos de Jesus.

Durante o Ofício, jovens tavarenses entraram na Matriz segurando cartazes com as sete últimas palavras ditas por Cristo, quando estava no calvário: 1ª-“Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem…”; 2ª-“Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso”; 3ª-“Mulher, eis aí o teu filho… Eis aí a tua Mãe”, 4ª-“Tenho Sede!”; 5ª “Meus Deus, meus Deus, por que me abandonaste?”; 6ª “Tudo está consumado!”; 7ª-“Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito!”

As sete palavras foram refletidas e, em momentos de súplicas, os fiéis presentes receberam e depositaram incenso em um recipiente, colocado nos pés da imagem de Nossa Senhora das Dores, que participou da Procissão do Silêncio.   

MIO TELECOM
CONSULTORA MARTA ALVES

Telefone/WhatsApp:

(83) 9 9869-0840

Exatus

 

WhatsApp: (83) 9 9802-6460