Marie Okabayashi diz ter sido vítima de racismo em metrô do Rio — Foto: Reprodução

A universitária Marie Okabayashi, de 23 anos, relata que sofreu um episódio de racismo dentro de um vagão no metrô do Rio na última sexta-feira (31). Descendente de japoneses, a estudante de Direito da UFRJ conta que foi chamada de “chinesa porca” por uma idosa. Ela registrou o caso na polícia.

A Polícia Civil confirmou o registro da ocorrência e disse que a mulher já foi identificada e será ouvida na delegacia especializada.

Em entrevista ao G1, a estudante relatou que acredita que a idosa aproveitou o assunto do coronavírus para expor o preconceito que tem sobre pessoas com descendência oriental.

“Ela falou isso porque o assunto está em evidência, toda hora se fala do coronavírus. As pessoas acham qualquer tipo de desculpa para justificar o racismo delas e procuram justificativas para mostrar o ódio em público. Ela falava aquilo e olhava para os lados para ver se conseguia a adesão de alguém”, disse Marie.

A estudante contou que entrou no trem do metrô na Estação Siqueira Campos, em Copacabana, Zona Sul e ia para a Estação Carioca. Segundo ela, a senhora, que já estava no vagão, começou a falar sobre a população asiática. Por achar as ofensas absurdas, Marie Okabayashi disse que começou a filmar a situação e descobriu que o alvo das agressões era ela própria.

De acordo com a estudante, ela achou que no primeiro momento ela não estava falando com ela.

Marie contou ainda como foi a reação dos outros passageiros.

“O metrô estava lotado e ninguém falava nada, só uma menina balançava a cabeça em sinal de reprovação”, completou. (G1)

Deixe um comentário

MIO TELECOM
CONSULTORA MARTA ALVES

Telefone/WhatsApp:

(83) 9 9869-0840

Exatus

 

WhatsApp: (83) 9 9802-6460