Foto: Miguel Tiago

A Paróquia de São Miguel Arcanjo, da cidade de Tavares, no Sertão da Paraíba, começou a organizar a Igreja para a retomada das missas presenciais. Desde o início da manhã desta quarta-feira (01/07) uma equipe está trabalhando dentro da Matriz. Os bancos já foram sinalizados para manter a distância de 1,5m de uma pessoa para a outra. O fiel só poderá sentar no local adesivado.

As missas com a participação do público estavam suspensas há quase três devido à pandemia do novo coronavírus. A retomada das celebrações presenciais foi anunciada pela Paróquia no início dessa semana.

A primeira missa acontece nesta quinta-feira (02/07), porém, com 30% da capacidade da Igreja, medida que faz parte das normas e orientações para garantir a segurança de todos que irão à igreja nessa pandemia. Antes da missa, nesta quinta-feira, haverá Adoração ao Santíssimo, ao meio-dia.

Para a retomada das missas com a presença de fiéis, a Paróquia de São Miguel Arcanjo está seguindo determinações da Diocese de Patos e autoridades de saúde. Nesse sentido, uma equipe de apoio vai acolher e orientar os paroquianos na Igreja.

Nas celebrações, os usos de máscara de proteção facial e álcool em gel serão obrigatórios – esse último produto também vai ser disponibilizado pela paróquia, através de dispensadores acionados por pedal.

Dentro da Igreja, os bancos serão sinalizados para manter a distância de 1,5m de uma pessoa para a outra. O fiel só poderá sentar no local adesivado.

É recomendado que cada pessoa leve garrafinha com água, tendo em vista que os bebedouros não estarão disponíveis para o uso. Além disso, os banheiros ficarão fechados, e não será permitido transitar pela Igreja nas celebrações.

O ofertório será realizado no final das missas para evitar o contato dos fiéis com dinheiro antes de receber a Sagrada Eucaristia.

A saída, após as missas, acontecerá pelos acessos indicados pela equipe de apoio. É recomendado a pessoa aguardar sentada e só sair quando for orientada.

O abraço da Paz, aperto de mão, conversas entre pessoas e formação de grupos estão proibidos.  

Crianças, e pessoas com comorbidades ou que são consideradas sintomáticas como idosos, deverão continuar acompanhando as missas de casa, por meio de transmissão ao vivo pela internet. No entanto, se no caso de um idoso deseje participar e receber a Sagrada Comunhão, este será recebido pela equipe de apoio responsável pela acolhida.

Como as celebrações serão realizadas com 30% da capacidade do prédio, o número de missas vai ser ampliado e haverá também campal nas capelas, toda semana uma em cada comunidade.

Deixe um comentário

MIO TELECOM
CONSULTORA MARTA ALVES

Telefone/WhatsApp:

(83) 9 9869-0840

Exatus

 

WhatsApp: (83) 9 9802-6460