Foto de abril de 2018 mostra Megan Rohrer, reverendo da Igreja Luterana dos EUA eleito bispo — o 1º trans escolhido para o cargo — Foto: Meghan Rohrer via AP

A Igreja Evangélica Luterana dos Estados Unidos elegeu na segunda-feira (12) o reverendo Megan Rohrer para ocupar o cargo de bispo em uma região que ocupa o norte da Califórnia e o norte do estado de Nevada. É a primeira vez que uma pessoa transgênero não binária é eleita para um cargo de liderança em uma grande denominação cristã americana.

“Luteranos declararam mais uma vez que pessoas transgênero são belas filhas de Deus”, disse Rohrer em comunicado após a eleição.

Rohrer, que tem 41 anos, já havia feito história em 2006, ao ser ordenado o primeiro pastor luterano transgênero nos EUA. Também atuou como capelão no Departamento de Polícia de San Francisco. Notabilizou-se pelo ativismo com moradores de ruas, e ganhou fama ao aparecer na série de TV Queer Eye.

Pelas redes sociais, Rohrer disse que sua eleição para comandar um alto cargo na Igreja Luterana dos EUA é algo inspirador. “Se minha eleição confunde você, que essa confusão o inspire a reparar em todas as outras coisas maravilhosas que Deus fez que você pode ter perdido”, disse.

“O chamado de Deus se estende a mais pessoas do que você poderia esperar, em mais lugares que você poderia esperar e com mais frequência do que você poderia esperar”, acrescentou.

O sínodo de Sierra Pacific — que é a região episcopal que compreende o norte da Califórnia e o norte de Nevada — tem mais de 180 congregações com 36 mil integrantes. Cerca de 13 mil dessas pessoas participam dos cultos todos os domingos.

Rohrer, que comandará esse sínodo pelos próximos seis anos, recebeu 209 votos contra 207 do reverendo Jeff R. Johnson, pastor da Universidade da Califórnia.

MIO TELECOM
CONSULTORA MARTA ALVES

Telefone/WhatsApp:

(83) 9 9869-0840

Exatus

 

WhatsApp: (83) 9 9802-6460